Pergunta à Comissão Europeia de João Ferreira, Inês Zuber no Parlamento Europeu

Financiamento pela UE de investigação relacionada com aviões não tripulados (drones)

A Escola de Gestão de Portsmouth (Grã-Bretanha) abriu um concurso para a elaboração de um programa doutoral relacionado com aviões não tripulados (drones), que têm vindo a ser utilizados em bombardeamentos e assassinatos selectivos em várias regiões, nomeadamente na Ásia Central, Médio Oriente e África.
O programa refere que o objectivo é estender a pesquisa sobre a "cobertura dos aviões não tripulados" com um possível foco nas suas "capacidades" e no "exercício de cobertura".
A equipa de supervisão do programa doutoral trabalhou no projecto SEABILLA, financiado pelo 7º Programa Quadro da UE, cujos projectos incluíram já a investigação sobre "optimização" das missões dos aviões não tripulados, tendo como parceiros alguns dos maiores grupos do complexo militar-industrial da UE.

Perguntamos à Comissão:
1. Confirma que a UE está a financiar a "optimização" de uma tecnologia que tem vindo a ser utilizada para matar milhares de pessoas, muitas delas inocentes, violando a soberania de muitos Estados e a Carta da ONU?
2. Que montantes estão envolvidos no financiamento destes e de outros projectos do mesmo âmbito?
3. Considera a possibilidade de reorientar os fundos que financiam estes projectos para investigação pública em áreas de genuíno interesse público, em lugar de financiar o complexo industrial-militar, ou seja a indústria da guerra?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu