Pergunta ao Governo N.º 838/XII/3

Falta de segurança nas localidades de Triana, Giesta, Forno e Areosa em Rio Tinto

Falta de segurança nas localidades de Triana, Giesta, Forno e Areosa em Rio Tinto

Na Freguesia de Rio Tinto as populações de Triana, Giesta, Forno e Areosa, têm sido nos últimos tempos alvo de vários assaltos a cidadãos e estabelecimentos comerciais.
Os assaltos acontecem a qualquer hora do dia, junto a supermercados, em plena rua e já aconteceram no interior do cemitério da Triana. As Vítimas são geralmente pessoas da terceira idade que não reagem perante as ameaças e tudo serve para os assaltantes desde tabaco, ouro, valores materiais e por vezes até documentos que causam perdas económicas, transtornos aos lesados.
È com grande apreensão que registamos que a maior parte das pessoas não faz queixa no respetivo posto de atendimento da PSP, situado na Areosa, pois pensam que não vale a pena e também porque mais tarde serão chamados a participar num processo, que de pouco lhe valerá, apenas lhe trarão despesas e mais problemas.
Para o PCP o policiamento de proximidade sempre foi uma exigência por entender ser fundamental para proteger e garantir segurança as populações, como se verifica pelo exposto a sua necessidade.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que, por intermédio do Ministério da Administração Interna nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Que tipo de medidas estão previstas para garantir às populações destas freguesias a segurança?
2.Existe alguma campanha de divulgação e sensibilização das populações para a importância de apresentarem queixa quando lesados por furto como nestes casos?
3.Qual o número de efetivos que o posto de atendimento da Areosa tem para prestar este tipo de atendimento às populações?
4.Existem condições materiais que garantam o funcionamento deste serviço quer para os agentes quer para a população que ali ocorre quando necessário?

  • Segurança das Populações
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo