Pergunta ao Governo N.º 1319/XIV/1

Falta de equipamentos de protecção individual nas Corporações de Bombeiros

Destinatários: Ministro da Admnistração Interna, Ministra da Saúde

As Associações Humanitárias de Bombeiros têm um papel insubstituível na prestação do socorro às populações, que a legislação em vigor lhes reconhece. São responsáveis e detêm um conjunto de meios, nomeadamente de ambulâncias para o transporte de doentes urgentes e não urgentes, que na atual situação de epidemia que enfrentamos no país não podem ser desperdiçados. No combate ao surto epidémico, acresce a sua importância no transporte de doentes para os hospitais.

Da informação que dispomos, há falta de equipamentos de proteção individual nas corporações de bombeiros para proteger os bombeiros. Algumas corporações receberam equipamentos de proteção individual, mas em número muitíssimo reduzido. O envio de 6 kit’s de equipamentos de proteção individual é claramente insuficiente.

É necessário proteger os bombeiros e garantir-lhes condições de segurança, para evitar a sua contaminação com a Covid 19. Por isso o Governo tem de assegurar o fornecimento de equipamentos de proteção individual aos bombeiros, bem como o material de limpeza das ambulâncias, de forma a que as corporações de bombeiros reúnam as condições e assegurem a sua operacionalidade, em segurança, no combate à epidemia.

Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

  1. Que medidas vai o Governo tomar para assegurar brevemente, o fornecimento de equipamentos de proteção individual, bem como do material de limpeza e desinfeção das ambulâncias às corporações de bombeiros?
>
  • Saúde
  • Segurança das Populações
  • Perguntas ao Governo
  • bombeiros
  • COVID-19