Declaração de Octávio Augusto, Membro da Comissão Política do Comité Central do PCP

Dia Nacional do Bombeiro

''

O Partido Comunista Português, por ocasião do Dia Nacional do Bombeiro, saúda todos os Bombeiros portugueses.

Os Bombeiros são a principal força do sistema de protecção civil e asseguram, em todo o território nacional, nos 365 dias do ano, a Emergência pré-hospitalar, socorro e resgate de vítimas de acidentes rodoviários, transporte de doentes não urgentes, combate a incêndios rurais, urbanos ou industriais, cheias e inundações. Prestam ainda outros serviços relevantes para as suas populações

Os incêndios rurais surgem cada vez mais cedo e com eles os anúncios de planos e verbas para o seu combate. O habitual: mais verbas, meios, efectivos e, como de costume, meios aéreos quase exclusivamente dependentes de privados e contratados tarde e a más horas.

É prática habitual o governo ficcionar a realidade e abafá-la com números de magia e palavras de circunstância.

O MAI apresenta as verbas para o Dispositivo de Combate a Incêndios como se fosse um apoio aos Bombeiros, quando, na verdade se trata de um pagamento de parte do serviço prestado numa missão que é responsabilidade do Estado.

Em relação ao financiamento dos Corpos de Bombeiros finge que não sabe, do brutal aumento dos preços dos combustíveis, electicidade, comunicações, os mais elevados dos últimos 30 anos!

Ignora a dramática situação financeira das Associações, que não é ainda mais grave porque vários municípios suportam grande parte das despesas.

Esquece que nesta altura ainda há verbas por pagar referentes aos incêndios de 2022!

Anunciou uma aposta na profissionalização, através das EIPs, Equipas de Intervenção Permanente, omitindo que elas não asseguram o funcionamento 24 horas/dia nos sete dias da semana, e cujos profissionais não têm carreira definida e auferem baixos salários.

Para o PCP a profissionalização dos Bombeiros não pode continuar a significar precariedade, ausência de direitos e baixos salários.

E o voluntariado deve ser incentivado, reconhecido e apoiado.

Os Bombeiros continuam sem comando próprio e são usados como mão-de-obra barata.

É neste quadro que o PCP afirma o seu projecto e apresenta as suas propostas na Assembleia da República. Sendo o único partido que para além da sazonalidade mediática, aborda os problemas do sistema de Protecção Civil e leva os Bombeiros a sério.

Podem contar connosco!

• Segurança das Populações