Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Deputados do PCP rejeitam a liberalização dos serviços portuários<br />Nota de Imprensa dos deputados do PCP ao PE

Na sequência da apresentação de uma nova proposta de directiva visando a liberalização dos serviços portuários, o Grupo parlamentar da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), o qual os deputados do PCP ao Parlamento Europeu (PE) integram, realizou, hoje, um encontro com sindicalistas de diversos países que integram a União Europeia. Nesse encontro, onde participaram dois sindicalistas portugueses, foi reafirmada a posição dos sindicatos do sector, isto é, a total rejeição à nova proposta de Directiva apresentada pela Comissão Europeia. Directiva essa que "visa promover o desemprego directo de mão-de-obra especializada, que vai fomentar a perda de produtividade e qualidade do serviço prestado aos utilizadores dos portos" e que "colocará em causa a segurança de bens e pessoas" e o "serviço público de qualidade". Para amanhã, dia 6 de Outubro, está convocada uma greve dos trabalhadores portuários, em vários países da União Europeia, entre os quais Portugal. Os deputados do PCP apresentaram já uma proposta de rejeição da directiva no PE, dando expressão às reivindicações dos milhares de trabalhadores do sector. Relembramos que a 20 de Novembro de 2003, por proposta subscrita pelos deputados do PCP e na sequência de grandes manifestações de trabalhadores dos portos, o PE rejeitou a anterior tentativa de liberalização dos serviços portuários

• União Europeia
  • Notas de Imprensa