Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Declaração de Voto da deputada<br />Sobre o Relatório Stenzel

Com esta iniciativa comunitária EQUAL, a Comissão pretende substituir as iniciativas comunitárias EMPREGO e ADAPT e vários subprogramas que existiam nestas áreas: Now (novas oportunidades para as mulheres), Horizon (para as pessoas portadoras de deficiência), Youthstart (inserção dos jovens no mercado de trabalho) e Integra (para grupos ameaçados de exclusão), com a agravante de haver uma significativa redução das verbas previstas. Assim, é através desta iniciativa que se irão desenvolver aquilo que a Comissão considera serem novos métodos de combate à discriminação e desigualdades de toda a ordem no contexto do mercado de trabalho, e tendo por base os quatro pilares das directrizes da política de emprego. O que é muito para fundos tão escassos. Mas, para garantir possibilidades de êxito nesta nova metodologia, a Comissão devia ter optado por uma proposta menos complexa, mais simples e directa, com participação das ONG`s desde o início do processo para que as parcerias se desenvolvam equilibradamente. O que não fez. Esperemos que, pelo menos, reveja, ainda, os aspectos que referimos.

• União Europeia
  • Declarações de Voto