Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Continuação do financiamento da UE a empresas militares israelitas

No passado mês de Outubro a violência do exército israelita contra palestinianos intensificou-se. No passado mês 73 palestinianos foram assassinados e 2.240 palestinianos ficaram feridos durante protestos na Cisjordânia, Jerusalém Este e Gaza.. Sabe-se que, destes, cerca de 2000 foram feridos por balas disparadas pelo exército israelita. Não obstante a reiterada violação dos direitos humanos por Israel e a política de genocídio contra o povo palestiniano, a UE continua a financiar várias empresas militares israelitas através do Programa Horizonte 2020. Em Fevereiro de 2015, as autoridades israelitas anunciaram a aprovação de 205 projectos em parceria com Israel, no quadro do Programa Horizonte 2020, num valor total de 452,3 milhões de euros. Empresas como a Elbit - empresa cúmplice das agressões militares israelitas contra o povo palestiniano, envolvida na construção de colonatos israelitas e no muro da Cisjordânia, promotora do uso de drones em guerras - estão envolvidas nos projectos citados.

Assim, pergunto à Comissão Europeia:

- Perante a continuada violência perpetrada contra o povo palestiniano por Israel, não considera ser necessário suspender imidiamente o financiamento destes projectos, bem como o Acordo de Associação UE-Israel?

- Que medidas e posições tomou face à onda de violência perpetrada por Israel e o seu exército nos últimos dias?

• União Europeia
  • Perguntas