Caravana de Verão visita Barlavento Algarvio

Os concelhos de Portimão, Olhão e Albufeira,  foram as paragens seguintes da caravana de Verão do PCP na região do Algarve. Muito sol e Festa animaram mais dois dias de contacto com as populações.

A praia do Alvor, no concelho de Portimão recebeu logo pela manhã do dia 18 a presença da caravana de verão. O parque de estacionamento não demorou a encher e poucos (muito poucos) foram os veraneantes que se escusaram de levar os documentos do Partido. O intenso calor que se fazia sentir não foi o suficiente para derreter os animos dos camaradas que mais uma vez levaram as vozes dos Naifa, Robert Pla All Strars, Deolinda, entre outros até às dunas do extenso areal do Alvor.  

A tarde foi passada no Concelho de Olhão, junto ao cais de embarque para a ilha da Fuzeta. Os barcos vinham cheios de banhistas, e os braços foram poucos para atender às mãos que se estendiam para receber o Jornal dos Artistas e o jornal de Verão. A quantidade de pessoas e a rapidez com que desembarcavam, não facilitava as conversas. Ainda assim, trocaram-se algumas ideias sobre a festa e os seus artistas, e os intervalos entre a chegada dos barcos, permitiu que a conversa com os trabalhadores do cais de Embarque. A falta de apoio à pesca e a precariedade dos trabalhos sazonais, tão frequentes no algarve, foram os principais temas.

O dia 19 foi dedicado às praias de Albufeira. A praia do Inatel e o Miradouro da Praia de Albufeira foram os espaços escolhios pela estrutura local do PCP para as iniciativas de contacto com as populações. A afluencia de pessoas na Praia do Inatel ficou aquem daquela verificada em anos anteriores, reflexo tambem do baixo poder de compra dos trabalhadores portugueses. Ainda assim, a receptividade aos documentos do partido foi positiva. Para gaudio dos camaradas ainda houve tempo para refrescar as ideias e o corpo nas mornas e cristalinas aguas do Algarve. A parte da tarde foi passada no miradouro, onde apesar da afluencia de pessoas ser francamente superior, a presença de turistas estrangeiros era predominate. A curiosidade sobre a festa do avante! Tambem foi despertada em quem nos visita, e os camaradas da caravana de verão tiveram que improvisar em frances, catalão e ingles palavras como festa da gastronomia, festa da liberdade, festa do livro, do disco e do desporto, uma festa que a juventude tornou sua!

  • Caravana de Verão 2010