Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Candidatura FEG/2012/001 TalkTalk Irlanda

Apenas nesta sessão plenária vamos votar oito pedidos de mobilização do Fundo de Ajustamento à Globalização, o que reflecte bem o caminho de desastre económico e social que as políticas capitalistas e neoliberais estão a conduzir os países da UE.
Esta candidatura diz respeito a 592 trabalhadores despedidos no sector das telecomunicações, 432 dos quais são potenciais beneficiários de assistência, ocorridos na empresa TALK TALK, Irlanda e em seis dos seus fornecedores, relacionados com o mesmo despedimento colectivo. Trata-se da mobilização de 2 696 382 euros para prestar assistência a estes trabalhadores, despedidos em consequência da deslocalização para o Reino Unido, a Índia, as Filipinas e a África do Sul.
Estamos a aprovar paliativos que podem ser temporariamente importantes mas há que atacar o mal pela raiz: é imperativa a ruptura com as políticas neoliberais que estão a conduzir-nos para o fundo do abismo sem que se descortine, por mais ténue que seja, uma pequena luz de esperança para os milhões de trabalhadores e suas famílias a quem está ser retirado o direito ao trabalho e a uma vida digna.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu