Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Candidatura EGF/2011/015 SE/Astrazeneca - Suécia

Este relatório a aprova a mobilização do FEAG no valor de 4 325 854 euros a fim de "apoiar a reintegração" no mercado de trabalho de 987 trabalhadores despedidos pela empresa ASTRAZENECA da Suécia, do sector da indústria farmacêutica, em resultado ao que a Comissão considera serem "as mudanças estruturais nos padrões do comércio mundial devido à globalização, à externalização e, também, aos cortes operados no investimento em I&D a nível da Europa".
Ao contrário de vários países asiáticos que, durante a recessão, reforçaram os investimentos em I&D, a política da UE, obcecada pelo combate aos défices, está a restringir os apoios públicos à I&D, facto que poderá perdurar por vários anos, com consequências imprevisíveis a nível do emprego e da investigação médica. Mantemos a nossa discordância em relação à criação de um Fundo que serve também para legitimar a política de despedimentos e desemprego, não atacando as suas verdadeiras causas.

• União Europeia
  • Declarações de Voto