Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Candidatura EGF/2010/015FR/Peugeot - França

Neste relatório avalia-se o pedido de mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização apresentado pela França, destinado a 5100 trabalhadores despedidos pelo grupo PSA Peugeot Citröen, dos quais mais de 41,55% têm idade superior a 55 anos de idade, o que coloca, desde logo, uma interrogação (e preocupação) sobre que tipo de apoio vai ser posto em prática e qual o futuro que espera a estes trabalhadores, tradicionalmente, com mais dificuldades em encontrar novo posto de trabalho.
Acresce que a PEUGEOT, no plano de despedimentos negociado com os trabalhadores, incluiu o apoio do FEAG como parte integrante do pacote para indemnizar os trabalhadores despedidos, actuação que utiliza o Fundo com uma funcionalidade para a qual ele não foi criado, e que pode ser encarado como uma forma de chantagem sobre aqueles trabalhadores para que aceitem o despedimento, mascarado de saída voluntária.
Mantemos a nossa posição de solidariedade com os trabalhadores despedidos em consequência directa das políticas da UE e da crise estrutural do capitalismo, apesar de não podermos jamais estar de acordo com a mobilização deste Fundo como forma de "negociar" condições de despedimento com os trabalhadores.

• União Europeia
  • Declarações de Voto