União Europeia

Ver vídeo

«As condições impostas para a recapitalização da CGD têm o objectivo de alimentar a banca privada»

Intervenção de João Oliveira no debate preparatório do Conselho Europeu ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 4.º da Lei de Acompanhamento, Apreciação e Pronúncia pela Assembleia da República no âmbito do Processo de Construção da União Europeia e sobre os diversos instrumentos de governação económica da União Europeia.

Ver vídeo
«São muitos os problemas que se arrastam no tempo sem que o Governo tome as medidas necessárias»

«São muitos os problemas que se arrastam no tempo sem que o Governo tome as medidas necessárias»

No debate quinzenal realizado esta tarde na Assembleia da República, Jerónimo de Sousa abordou o tema do Quadro Financeiro Plurianual (00:02); do Serviço Nacional de Saúde e dos seus trabalhadores (2:00) e abordou ainda a contagem do tempo de serviço dos professores e de outros funcionários da função pública (4:26)

Ver vídeo

«Esta proposta contribuirá para a divergência de Portugal face a outros países da UE»

Intervenção de Bruno Dias no debate realizado na Assembleia da República com o tema "Fundos Europeus, coesão social e territorial" onde foi debatido o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2017.

Ver vídeo

«A integração de Portugal na UE teve como consequência a destruição do aparelho produtivo, postos de trabalho e soberania nacional»

No debate sobre o Dia da Europa, Paula Santos saudou "a luta dos povos na defesa dos seus direitos, no direito ao desenvolvimento e ao progresso e da paz e na defesa do direito de cada povo decidir o rumo para o seu país e neste dia saudar a luta dos povos do continente europeu que contribuíram para avanços civilizacionais e foram protagonistas de revoluções emancipadoras cujo legado ainda hoje assume uma enorme actualidade" relembrando que a União Europeia e da sua arrastada crise resultante de opções politicas que conduziram à exploração e empobrecimento generalizado dos povos dos Estados membros.

Ver vídeo
Sobre a proposta da Comissão Europeia para o próximo quadro financeiro plurianual

Sobre a proposta da Comissão Europeia para o próximo quadro financeiro plurianual

Declarações de Bruno Dias à comunicação social sobre a proposta da Comissão Europeia para o próximo quadro financeiro plurianual.

Para o PCP esta proposta vem colocar mais uma etapa e o aprofundamento de uma politica de integração europeia que pela sua origem e orientação de fundo vem agravar este quadro de integração capitalista num nível de desenvolvimento injusto e desigual.

É ainda de salientar que os fundos comunitários nunca compensarem a perda de soberania e a perda de capacidade produtiva e de desenvolvimento nacional.

Pela prisão de dirigentes de forças políticas, de membros do Parlamento e de ex-membros do Governo da Catalunha

Pela prisão de dirigentes de forças políticas, de membros do Parlamento e de ex-membros do Governo da Catalunha

Perante as medidas coercivas e repressivas, incluindo a detenção e a aplicação de processos judiciais, adotadas pelas autoridades espanholas contra dirigentes políticos, membros do parlamento e ex-membros do governo da Catalunha, que constituem uma grave manifestação de intolerância anti-democrática.

Constatando que tais medidas se inserem na tentativa de sufocar genuínos sentimentos de identidade nacional e afirmar posições autoritárias, que bloqueando e não contribuindo para o encontrar de uma solução política para a complexa questão nacional em Espanha, antes a tenderão a agravar.

Ver vídeo

«Duas décadas de Euro significaram em Portugal estagnação económica, retrocesso social, dívida e défice»

Intervenção de Paula Santos no debate de preparação do Conselho Europeu e debate sobre as prioridades da presidência da Bulgária no Conselho da União Europeia.

Ver vídeo

«A resposta aos problemas estruturais do país passa pela ruptura com essa submissão ao Euro e UE»

No debate preparatório sobre o próximo Conselho Europeu, Paula Santos afirmou na sua intervenção que "o caminho a fazer não é o da submissão às limitações e constrangimentos impostos pela União Europeia que impedem o desenvolvimento do nosso país, em especial quanto à necessidade do reforço do investimento público, da melhoria dos serviços públicos, do incentivo à produção nacional e da valorização dos salários".

Ver vídeo

PCP questiona Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre OE 2018

Perguntas de Miguel Tiago na Comissão Parlamentar sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2018 no que respeita aos Assuntos Europeus

Ver vídeo

Sobre a próxima reunião do Conselho Europeu

No debate preparatório do Conselho Europeu realizado hoje na Assembleia da República, João Oliveira afirmou que "o directório de potências, com a Alemanha à cabeça, a procurar afirmar o seu poder, a defender as mesmas políticas e orientações e a procurar debelar as suas diferenças com a França sobre quem paga e quem manda no instrumento de domínio que é a UE."