Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Apoio a projecto de protecção de minas de água e infra-estruturas associadas

Uma associação portuguesa pretende desenvolver um projecto que visa promover a protecção das minas de água em Rio de Vide (Miranda do Corvo), uma aldeia do centro de Portugal, para fazer face ao problema da escassez de água em determinadas épocas do ano, nomeadamente para fins agrícolas, mas não só. O objectivo é conseguir um mais eficiente aproveitamento das águas que se perdem no inverno, para serem aproveitadas no verão para a agricultura e consumo da população. O projecto envolveria, entre outras acções, a construção de uma represa para armazenamento da água das minas para a actividade agrícola e a recuperação de infra-estruturas (fontes e chafarizes) onde as pessoas ainda vão buscar a água para beber, mas que cada vez é mais escassa.

Solicito à Comissão Europeia que me informe sobre que programas e medidas poderão apoiar um projecto com estas características e sobre quais as condições de financiamento associadas.

• União Europeia
  • Perguntas