Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Ainda sobre a investigação à sabotagem do Nord Strem 1 e 2

Faz hoje precisamente um ano que a 26 de setembro de 2022 os gasodutos submarinos Nord Stream 1 e 2, que ligavam a Rússia e a Alemanha, foram, segundo as autoridades suecas (conforme confirmado pela Comissão Europeia na sua resposta à minha pergunta E-000037/2023), sabotados.
Na mencionada resposta, de 17 de março último, a Comissão Europeia referiu que a “investigação sobre os danos causados nestes gasodutos e sobre a sua causa provável é da responsabilidade dos Estados-Membros afetados. Os trabalhos de análise avançada estão ainda em curso”.

Considerando a afirmação da Presidente da Comissão Europeia, de 27 de setembro de 2022, em que afirmava que “Qualquer perturbação deliberada da infraestrutura energética europeia ativa é inaceitável e conduzirá à resposta mais forte possível”, subentende-se que é do interesse da Comissão Europeia acompanhar os Estados-Membros afetados e a Noruega de modo a aferir os responsáveis por esta
sabotagem e assegurar a sua devida responsabilização.

Qual o estado da investigação à sabotagem do Nord Stream 1 e 2 e que diligências tem realizado a Comissão Europeia para se inteirar da evolução dessa investigação? Que medidas foram tomadas para minimizar os impactos da rutura dos gasodutos e para a sua reparação?

Apresentação: 26.9.2023

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu