Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

50 anos sobre o golpe fascista que derrubou o governo popular do Chile

Passam hoje exatamente 50 anos sobre o golpe fascista que derrubou o governo popular do Chile, liderado pelo Presidente Salvador Allende. Num momento em que alguns procuraram branquear o que foi o fascismo e os seus crimes, e em que são promovidas forças profundamente reaccionárias, de extrema-direita, fascistas, devemos lembrar o golpe militar fascista do Chile; a cruel, violenta e sanguinária ditadura de Pinochet; as nefastas consequências da brutal aplicação das teses neoliberais de Chicago para os trabalhadores e povo chileno; mas também a persistente e corajosa resistência dos comunistas e de outros dos democratas e progressistas chilenos contra a ditadura fascista. Tendo presente toda a solidariedade expressa em Portugal, particularmente pela Revolução de Abril, durante esses anos negros no Chile, nos 50 anos de um crime que não deve ser esquecido, lembramos as suas vítimas e reafirmamos a nossa solidariedade para com os trabalhadores e o povo chileno e a nossa confiança na construção de um Chile soberano, democrático, de justiça e progresso social.

• União Europeia
  • Intervenções