Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral

Visita ao Laboratório das Energias Renováveis da Universidade de Évora

''

Iniciámos hoje o Roteiro de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do PCP que procura valorizar o papel da ciência e o papel da tecnologia, não só no que diz respeito à investigação, ao conhecimento e ao saber, mas também como é que esse conhecimento todo se aplica também na vida de cada um, no projecto que temos para o país e na melhoria das condições de vida.

Iniciámos aqui, em Évora, e não podíamos ter começado da melhor maneira, com um aspecto que eu acho que é de grande importância e que queria valorizar desde já, agradecendo a todos os investigadores e técnicos que nos acompanharam, e sublinhado o que eu penso que é transversal por todos os centros de investigação e a todas as universidades e politécnicos do nosso país, que é o gosto, a satisfação, com que os investigadores, os técnicos, todos aqueles que aqui trabalham, depositam no seu trabalho.

Isso é uma questão extraordinária e que ainda reforça mais uma ideia que temos, que é preciso que esta gente, que se dedica desta forma tão empenhada, também seja valorizada e tenha estabilidade nas suas vidas, nomeadamente com o reconhecimento das suas carreiras e com a valorização salarial.

E o segundo elemento, como aqui se demonstra, da necessidade de um investimento maior no que diz respeito a uma política de ciência e tecnologia que permita investigar hoje para criar as condições para o dia de amanhã. Faremos por isso, no sentido de fazer tudo para que aumente o investimento que é necessário.

Com mais investimento e meios financeiros é possível ir muito mais longe. E é disso que nós precisamos para o nosso país. Mais investigação, mais produção de conhecimento, mais descoberta de novas tecnologias.

• Educação e Ciência
  • Central