Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral

Sobre os resultados das Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

''

As Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores hoje realizadas ficam marcadas pela perda da maioria absoluta do PS.

A perda da maioria absoluta é em si um sinal que, sem poder ser absolutizado, traduz o descontentamento crescente face a uma governação que tem avolumado problemas, agravado os problema sociais, o desemprego e a pobreza, condicionado o desenvolvimento da região.

Assinale-se também que estas eleições ficam marcadas pelo surgimento de forças sem percurso ou contribuição real na vida política e social regional, que sem proposta ou projecto para a Região encontraram campo na demagogia e na exploração de um ambiente de descrença generalizada com a falta de resposta aos seus problemas para recolha de votos que se revelarão inconsequentes.

O resultado da CDU - 1,68 % e 1745 votos - não traduz quer a influência social e política da CDU, quer o reconhecimento da sua intervenção na vida política açoriana. A subida significativa da votação da CDU no Faial não compensou reduções de votação em outros círculos. A perda de representação parlamentar pela CDU constitui um resultado particularmente negativo na vida política regional, um significativo empobrecimento democrático e sobretudo uma fragilização da intervenção em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo açoriano, como aliás já foi comprovado entre 2004 e 2008, período em que a CDU não teve representação parlamentar.

Terão pesado na não eleição de deputados pela CDU a dispersão de candidaturas, a expressão da continuada ofensiva anti-comunista que não deixou de se reflectir na região, as acrescidas dificuldades que a epidemia colocou na construção da campanha da CDU que tem na participação e no contacto directo elementos centrais no esclarecimento e na mobilização para o voto.

Saudando todos ao açorianos e açorianas que confiaram o seu voto e apoio à CDU, os trabalhadores e o povo açoriano continuarão a contar, ainda que sem representação parlamentar, com a intervenção do PCP e da CDU na defesa dos seus direitos e interesses, na afirmação dos interesses da região e da autonomia, na luta por melhores salários e pensões, pelo direito ao trabalho e a funções sociais, a afirmação e valorização da produção regional.

O PCP saúda também todos os militantes do Partido, os membros do PEV, o conjunto dos candidatos e os os muitos independentes e activistas da CDU que construíram uma importante e inigualável campanha de esclarecimento e contacto directo com as populações, enfrentando uma patente desproporção de meios ostentados por outros, que para lá do seu valor directo nesta batalha perdurará para as muitas que se travarão em defesa do povo açoriano e do seu direito a uma vida melhor.

• PCP
  • Central