Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP condena apoio dos EUA à ocupação do Sara Ocidental

O PCP condena veementemente o apoio da Administração norte-americana à ocupação do Sara Ocidental por parte do Reino de Marrocos, como contrapartida a que este normalize as relações com Israel, que há décadas ocupa ilegalmente territórios da Palestina e oprime o povo palestiniano.
O inaceitável reconhecimento da ocupação do Sara Ocidental por parte de Marrocos, agora declarado pela Administração Trump, insere-se na política dos EUA de sistemática afronta à soberania e aos direitos dos povos e, consequentemente, ao Direito Internacional.

Do mesmo modo que desrespeita os direitos nacionais do povo sarauí, a Administração norte-americana desrespeita igualmente os direitos nacionais do povo palestiniano, nomeadamente à criação de um Estado livre, soberano e independente, com as fronteiras de 1967 e capital em Jerusalém Leste, e ao direito de regresso dos refugiados palestinianos.

O PCP insta o Governo português a condenar a decisão agora adoptada pelos EUA, que agride abertamente os direitos do povo sarauí e desrespeita os princípios da Carta da ONU, o Direito Internacional e inúmeras Resoluções das Nações Unidas que os reconhecem e consagram.
O PCP reafirma a exigência do cumprimento do direito à autodeterminação do povo sarauí e apela à solidariedade para com a persistente luta da Frente Polisário contra a ocupação e pela justa causa nacional do seu povo.

>
  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Central
  • Declarações e Comunicados do PCP
  • Frente Polisário
  • Saara
  • Saara Ocidental