Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre os reais problemas no transporte ferroviário e as manobras de diversão

A contratação de serviços por diversas entidades com empresas de transportes – rodoviários, ferroviários ou outros – enquanto prática comercial legítima e natural não merece particular comentário.

Serviços contratados estes que devem ser feitos no respeito pela  oferta regular prestada pelas empresas. O que não é aceitável é que em nome do imprescindível serviço regular se pretenda percorrer um caminho que conduza à legitimação de futuras discriminações ditadas por razões políticas.

Os problemas dos transportes públicos e em particular do transporte ferroviário, designadamente do serviço da CP, radicam em anos de desinvestimento de sucessivos governos em que avultam as responsabilidades do Governo PSD/CDS, desinvestimento que o actual governo do PS tem mantido. O que se exige são respostas centradas nos reais problemas e a adopção de medidas inadiáveis como o PCP tem reiteradamente colocado, como por exemplo nestas duas ocasiões: Nota de imprensa sobre a situação de ruptura na oferta e serviço ferroviários ou Declaração de Rui Braga sobre a situação no Sector Ferroviário e as necessidades de desenvolvimento do País.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Central