Intervenção de Duarte Alves na Assembleia de República, Reunião Plenária

Em 2019 a lei que se dizia a favor da transparência, não trazia afinal transparência nenhuma!

''

Antes de entrarmos na posição de fundo que o PCP tem – e que, como é sabido, é de oposição à legalização do lobbying, é preciso recordar a última vez que houve esta discussão sobre a legalização do lobbying, em 2019.

Em 2019, o que levou à devolução do decreto pelo PR foi o facto de os proponentes não se entenderam sobre aspetos fundamentais.

E qual era o pomo da discórdia? É que, por um lado, o PSD queria que houvesse um registo dos clientes que recorriam às agências de lobbying, e por outro, o PS e o CDS não queriam essa lista. E acabou por ficar omitida a declaração de todos os interesses representados, nem as remunerações recebidas pelos representantes de interesses.

Portanto uma lei que se dizia a favor da transparência, não trazia afinal transparência nenhuma! E foram essas as razões invocadas pelo Presidente da República para não promulgar a Lei.

Essa legislação tinha ainda muitos outros problemas – já lá iremos.

Mas há uma pergunta que tem de se fazer: hoje que o tema do lobbying volta à discussão na praça pública, pergunta-se… afinal em que é que ficamos?

Pode parecer estranho que, havendo do PS para a direita uma ampla maioria a favor do lobbying, a verdade é que nunca avançou porque não se entenderam sobre aspetos fundamentais.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais