Nota do Gabinete de Imprensa da CDU

Creches gratuitas! Importante conquista por acção do PCP

A CDU realiza amanhã, quarta-feira, dia 15, uma acção nacional de contacto dirigida a pais com filhos em idade de frequência de creche, com um folheto que dá visibilidade à aprovação, por proposta do PCP, da gratuitidade das creches. A proposta aprovada na Assembleia da República abrange todas as crianças que entrem no primeiro ano de creche em Setembro de 2022, na sequência dos avanços alcançados, também por proposta e insistência do PCP, que garantiram, nos últimos dois anos, que as crianças do primeiro e segundo escalões tivessem sido já abrangidas pela gratuitidade.

Esta medida é um contributo para o combate ao défice demográfico do País, libertando as famílias de uma importante despesa e dando segurança à decisão de ter um ou mais filhos, sabendo que terão acesso a creche gratuita.

Apesar deste avanço, o PS e o PSD impuseram não apenas o faseamento da medida, limitando o número de crianças abrangidas já em 2022, como recusaram a criação de uma rede pública de creches que desse resposta à carência de vagas para todos os bebés até aos 3 anos, como se verifica actualmente.

A CDU defende a criação de uma rede pública, com 100 mil vagas em creche ou em soluções equiparadas nos próximos anos. A faixa etária dos 0 aos 3 anos é a única durante o crescimento das crianças em que não existe nenhuma resposta pública. Uma rede pública permite assegurar condições de igualdade a todas as crianças numa etapa essencial do seu desenvolvimento.

É preciso mobilizar os recursos a que neste momento o País tem acesso para responder a uma questão central na vida das famílias.

Entre as várias acções de contacto que se realizarão por todo o País, destacamos as seguintes:

- Centro Juvenil de Campanhã, Porto, 8h, com Diana Ferreira
- Creche da Coopofa, Faro, 8h, com Catarina Marques
- Centro Social e Paroquial do Salvador, Beja, 7h30, com João Dias
- Creche Irene Lisboa, Évora, 16h, com João Oliveira
- Jardim de Infância O Pica-Pau, Arrentela, 7h45, com Paula Santos
- Associação A Bogalha, Braga, 7h45, seguida de visita à instituição às 10h
- Creche Sagrada Família, Conchada, Coimbra, 8h, com Manuel Pires da Rocha
- Semi-Internato de Nossa Senhora da Conceição, Elvas, 8h, com Pedro Reis
- Fundação Padre Tobias, Samora Correia (Benavente), 8h
- Centro Social de Sacavém, Loures, 8h, com Duarte Alves
- Jardim de Infância Popular, em Agualva (Sintra), 8h, com Alma Rivera

>
  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Central
  • Creches