Intervenção de Jerónimo de Sousa, Sessão Pública

A CDU está na Vidigueira para um renovado mandato, com a confiança que o trabalho realizado lhe confere

''

Camaradas e amigos

Uma palavra de saudação a todos os candidatos e activistas aqui presentes, aos trabalhadores e ao povo deste concelho e de cada uma das suas freguesias.

Chegamos ao final de mais um mandato com sentir do dever cumprido e do trabalho realizado.

Mesmo que tenhamos enfrentado dificuldades e imponderáveis, mesmo que tenhamos tido necessidade de vencer obstáculos artificiais que outros, a começar pelo PS, impuseram ao funcionamento da autarquia na ânsia de criar dificuldades.

Enganaram-se se pensavam que paralisavam o trabalho. Preferiram colocar os seus interesses egoístas de grupo e interesses individuais à frente dos das populações.

Este PS e outros do clube dos “bota-abaixo” tiveram resposta à altura. Agora é preciso levar mais longe essa resposta, dando mais força à CDU, ampliando o número de mandatos para que a obra prossiga e se desenvolva ainda mais plenamente.

Bem se pode dizer que aqui neste concelho, como no governo, o PS está para empatar e arrastar os pés na resposta aos problemas.

A população conhece bem a CDU, os seus eleitos, a garantia de uma gestão séria e competente, tendo como objectivo central servir as populações, responder aos seus problemas.

É essa a razão para que a CDU se apresente à população, no limiar de um novo mandato, de rosto erguido, com consciência do trabalho feito.

É por isso que aqui estamos a afirmar o nosso projecto e o nosso programa, com nossa própria sigla e símbolo, com o que transportam de trabalho, honestidade e competência.

Aqui estamos de cara destapada, com orgulho no que somos e representamos, dando expressão à dimensão unitária e de convergência democrática que a CDU constitui, afirmando-a como um espaço de realização que, para lá dos militantes e activistas dos partidos que a constituem, junta milhares de homens e mulheres sem filiação partidária.

A CDU responde pelo que é, pela acção dos seus eleitos, pelos programas que assume e pelo projecto que corporiza.

Cá estamos hoje como sempre para prestar contas do nosso trabalho e da nossa obra.

Uma obra que se projecta no futuro para prosseguir e desenvolver em mais um mandato, olhando para o trabalho realizado, com o sentido do dever cumprido.

Não para sobre ele descansarmos, mas para nele buscarmos as referências que lhe darão continuidade e projecção.

Um mandato com particulares exigências que a epidemia acrescentou, mas que encontrou  resposta à altura dos nossos eleitos e da gestão da CDU.

Uma resposta que não deixou confinar a vida, que lhe respondeu tendo presente os riscos e exigências de protecção de saúde pública que reclamava, que garantiu simultaneamente a resposta a competências e funções essenciais que a vida do concelho não podia prescindir.

Contando com o imprescindível trabalho de dezenas de trabalhadores da autarquia que nunca se esconderam e que daqui saudamos.

Garantindo, como sempre em todas as condições fazemos, a presença dos eleitos onde e com quem deviam estar – junto das populações, ao lado dos seus trabalhadores, próximo das instituições.

Cá estamos, e cá continuaremos a exercer os cargos sem nos aproveitarmos deles, exercendo o poder para servir as populações e não para nos servirmos desse poder.
Ninguém verá, como se viu por aí, eleitos da CDU a aproveitarem-se de cargos e responsabilidades, sejam elas autárquicas ou outras, para passarem à frente de outros, para garantirem tratamento privilegiado ou benefícios pessoais.

Cá estamos e continuaremos a estar, para afirmar uma gestão orientada para a valorização dos trabalhadores das autarquias, para garantir condições de trabalho, para defender os seus direitos como se vê com a aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade de forma extensiva e atribuindo a todos a maior retribuição possível.

Opção que contrasta com a que vemos por aí nas câmaras do PS que aplicaram tarde e nalguns casos por metade o que podiam e era devido aos trabalhadores.

Cá estamos mantendo uma política de proximidade e de participação, garantindo o envolvimento da população, modernizando o concelho os seus equipamentos colectivos, valorizando o seu património e produtos como a vinha, apoiando e estimulando a prática desportiva e a intervenção cultural.

Camaradas e amigos

A eleição de mais candidatos da CDU em 26 de Setembro é a garantia, em cada freguesia e concelho, de um trabalho ao serviço das populações e de uma resposta aos seus problemas.

É esse o objectivo directo destas eleições.
Mas hoje está cada vez mais claro que não são só as freguesias e os concelhos deste País que ficam a ganhar com a intervenção e o reforço da CDU e da sua gestão.
É o País que precisa do trabalho, da honestidade e da competência do PCP e da CDU para melhor defender os interesses dos trabalhadores e do povo.

Nestes últimos tempos os portugueses puderam verificar quão importante é ter esta força consequente que se congrega na CDU.

Tem sido a sua intervenção e acção, juntamente com a luta dos trabalhadores e das populações que tem permitido nestes tempos difíceis para o nosso povo, conter e minimizar uma degradação maior das condições de vida.

Foi pela acção e intervenção do PCP que foi possível assegurar o pagamento por inteiro dos salários aos trabalhadores em Lay-off desde o princípio do ano;

Garantir a 200 mil pessoas abrangidas os apoios dirigidos aos trabalhadores independentes e outras pessoas sem proteção social, mas também a mais de 50 mil trabalhadores desempregados que viram o seu subsídio de desemprego prolongado.

Foi pela acção do PCP que cerca de 20.000 crianças ficaram abrangidas pela gratuitidade das creches.

Foi pela acção, intervenção e trabalho do PCP que no presente ano um milhão e novecentos mil pensionistas conseguiram ter aumentos de pensões.

O PCP tem apresentado soluções que, a serem adoptadas, responderiam à dimensão dos problemas nacionais e das desigualdades e injustiças que persistem.

O PS teve toda a oportunidade para encetar uma política alternativa. Não o fez porque são outros os seus compromissos.
Camaradas e amigos

Daqui até às eleições é tempo de esclarecer, mobilizar e convencer.

Vencendo as falsificações dos costume, enfrentando as mentiras habituais.

Mas nestas eleições locais temos uma vantagem imensa.

Podem dizer o que quiserem, mas nada apaga uma realidade.

As pessoas conhecem-nos e sabem o que representamos, sabem que aqui na CDU é gente séria, empenhada em servir as populações sem nada a esperar que não seja a satisfação do dever cumprido.

De que cada hora que dedicamos ao interesse comum é avanço nas condições de vida de todos.

É isso que motiva e realiza cada um de vós, cada um dos candidatos e apoiantes.

E é também isso que leva muitos eleitores, que tendo outras opções políticas e partidárias, reconhecem no nosso trabalho na autarquia razão para nos confiarem o seu apoio e o seu voto.

Partimos para estas eleições afirmando o valor do poder local democrático enquanto conquista de Abril, pelo trabalho que realizamos, pelo testemunho e prova que esse trabalho faz de demonstração de que na política não são todos iguais.

Somos força de Abril a construir o futuro. Um futuro de confiança.

Viva a CDU

• Município da Vidigueira