Intervenção de Ammar Bagdache, Secretário-Geral do Comité Central, XX Congresso do PCP

Mensagem de saudação do Partido Comunista Sírio

Ver vídeo

''

Caros camaradas, delegados do XX Congresso do Partido Comunista Português

Tenho a honra de transmitir-vos, e através de vós a todos os membros do glorioso Partido Comunista Português, calorosas saudações do Comité Central do Partido Comunista Sírio e de todos os membros do nosso Partido, desejando-vos os maiores êxitos e sucesso na luta pelos direitos e interesses da classe operária e de todos os trabalhadores do vosso país, e pela vitória do Socialismo em todo o mundo.

O vosso velho Partido desenvolveu todas as formas de luta, ao longo da sua história e nas mais difíceis circunstâncias, e os militantes do vosso Partido deram um magnífico exemplo de firmeza e coragem ao enfrentar o regime ditatorial fascista, como provaram depois disso que são os mais sinceros defensores da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Surgiram militantes heróicos nas fileiras do Partido Comunista Português e entraram merecidamente nos anais de ouro do Movimento Comunista e Revolucionário Mundial, como o camarada Álvaro Cunhal o líder histórico do vosso Partido que tive a honra de conhecer pessoalmente. Glória à memória daqueles militantes corajosos que permanecerão um exemplo luminoso para sucessivas gerações de comunistas.

Caros camaradas,

O nosso povo sírio está a resistir com determinação aos planos expansionistas e às acções agressivas do imperialismo e do sionismo, enfrentando todas as formas de agressão, incluindo a agressão directa dos países membros na NATO. E o nosso povo enfrenta, com firmeza, as acções terroristas e de sabotagem de organizações obscurantistas patrocinadas pelos serviços de informação imperialistas e pelos regimes reaccionários subordinados ao imperialismo na nossa região. Os comunistas sírios lutam, ombro a ombro com todos os patriotas do nosso país, para defender a independência, salvaguardar a soberania nacional e preservar a unidade territorial da pátria. E esta luta é uma contribuição muito importante para a luta das forças revolucionárias e de libertação do mundo para enfrentar a hegemonia imperialista.

Agradecemos ao Partido Comunista Português, pela solidariedade com a justa luta do povo sírio.

O desenvolvimento dos acontecimentos mundiais e a crescente violência dos ataques imperialistas, em particular, comprovam a necessidade de fortalecer a solidariedade e a coordenação entre as forças progressistas em geral e entre os comunistas em particular.

Desejamos os maiores sucessos ao fraterno Partido Comunista Português.

Viva o Marxismo-Leninismo!

Viva o Internacionalismo Proletário!

>
  • XX Congresso do PCP
XX Congresso do PCP

Partilhar