XX Congresso em construção

XX Congresso em construção

Como a Agenda do Avante! testemunha de forma clara, continuam a realizar-se em todo o País reuniões, plenários e debates preparatórios do XX Congresso, com o objectivo de debater o conteúdo das Teses/Projecto de Resolução Política e eleger os delegados. Foi o que aconteceu na freguesia lisboeta da Ajuda, onde teve lugar, no dia 12, o plenário electivo dos delegados da organização ao Congresso. A apresentação das Teses esteve a cargo de José Brinquete.

No dia 10, realizou-se em Serpa, uma reunião com dirigentes, delegados e activistas sindicais do distrito de Beja, em que participou Francisco Lopes (da Comissão Política e do Secretariado) para abordar as Teses, com particular incidência nas questões relacionadas com a situação e a luta da classe operária e dos trabalhadores, o movimento sindical unitário, a intervenção nas empresas e locais de trabalho.

Também a organização do Partido na ilha de São Miguel, nos Açores, se reuniu para eleger os delegados que participarão no Congresso e debater o Projecto de Resolução Política. Numa reunião muito participada, foram analisadas as tarefas da organização partidária em São Miguel visando o alargamento da luta por uma alternativa política que coloque em cima da mesa a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e dos açorianos.

No distrito de Vila Real teve recentemente lugar um plenário para discussão das Teses, visando auscultar as opiniões dos militantes e daí partir para o seu enriquecimento. Na intervenção inicial, de Jorge Humberto (membro do Comité Central e responsável pela organização regional), foi sublinhada a importância do envolvimento e participação dos militantes na preparação do Congresso, pelo que contribuem para o reforço, unidade e coesão do Partido. O debate preparatório do Congresso deverá ter como referência o Programa e Estatutos do Partido, alterados e actualizados no congresso anterior, e que pela sua actualidade não foram colocados à discussão. A actualidade do socialismo e o carácter estratégico e relação dialéctica entre a luta de massas e o reforço do Partido foram algumas das questões debatidas.

Publicado no Jornal Avante!

>
  • XX Congresso do PCP

Partilhar