Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Um futuro sustentável para os transportes

Os transportes constituem um elemento fundamental para o desenvolvimento económico, imprescindível à coesão territorial, ao progresso social e à elevação do nível de bem-estar das populações.

Pela sua relevância estratégica e pelo seu inequívoco interesse público, o sector constitui - e assim deve continuar a ser - uma das áreas em que os Estados exercem a sua função social, através de serviços públicos.

Assim o exige um sistema de transportes moderno e eficiente, capaz de responder aos grandes desafios que se colocam ao sector, como sejam: o incremento da segurança; a redução do seu impacto ambiental; a interacção sustentável entre diferentes modos de transporte de passageiros e mercadorias; a ligação eficaz entre o transporte local e de longa distância.

Há que corrigir e inverter persistentes políticas de desinvestimento e desmantelamento do sector público de transportes, visando a sua privatização. Há que respeitar e valorizar os direitos dos trabalhadores do sector. Há que investir em investigação e desenvolvimento e em infra-estruturas públicas essenciais, que garantam a resposta cabal do sector às necessidades sociais.

Por tudo isto, em vários países, como é o caso de Portugal, trabalhadores e populações têm vindo a desenvolver uma luta firma e determinada, em defesa do serviço público de transportes e contra a sua privatização. Luta que queremos daqui saudar e a que nos queremos associar.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu