TTIP e participação das PMEs

O TTIP representa uma séria ameaça que paira sobre vários sectores da economia europeia. Apesar do secretismo que envolve as negociações, os elementos que têm vindo a público não auguram nada de bom para os consumidores europeus.

No quadro de um alegado envolvimento da sociedade civil na condução registamos a criação de diversos grupos de pressão como o TransAtlantic Business Dialogue (TABD) onde estão representados as grandes multinacionais europeias e norte-americanas. Registamos também a criação em 2007 do Conselho Económico Transatlântico onde se encontram representantes de empresas presentes nos dois lados do Atlântico para «aconselhar» a Comissão Europeia e o governo dos Estados Unidos nas negociações em curso no quadro do TTIP.

As PMEs representam a espinha dorsal das economias da UE. As PMEs são responsáveis pela esmagadora maioria dos postos de trabalho e representam uma enorme proporção do PIB comunitário.
Pergunto à Comissão Europeia que medidas forma ou estão a ser tomadas para garantir um adequado nível de participação das PMEs nas negociações em curso no quadro do TTIP.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu