TTIP e especificidade das PMEs

O TTIP representa uma séria ameaça que paira sobre vários sectores da economia europeia. Apesar do secretismo que envolve as negociações, os elementos que têm vindo a público não auguram nada de bom para os consumidores europeus.

As PMEs representam um sector incontornável das economias da UE. As PMEs são responsáveis pela esmagadora maioria dos postos de trabalho e representam uma enorme proporção do PIB comunitário.

As PMEs, pela sua especificidade, são ao mesmo tempo, as empresas que poderão em teoria ganhar com um alargamento dos mercados e com acordos preferenciais, e também aquelas que mais dificuldades têm acesso a estes mercados. Com efeito existe uma dificuldade reconhecida por parte destas empresas de pequena dimensão em conhecer e gerir as complexas regras e métodos de exportação e importação. Existem igualmente dificuldades em estabelecer redes de clientes fiáveis.

Posto isto, pergunto que medidas tomou ou está a Comissão Europeia para integrar esta realidade no quadro das negociações e se existe disponibilidade de contemplar um tratamento específico destas questões ao nível do próprio tratado?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu