Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

A suspensão do Jornal Nacional de 6ª feira da TVI

A avaliação sobre a decisão de suspensão do Jornal Nacional da TVI e a subsequente demissão apresentada pela Direcção de Informação desta estação não é separável do conhecido e notório incómodo que, quer o Governo quer o Primeiro-Ministro, vinham demonstrando face aos conteúdos e critérios dominantes na edição deste serviço noticioso nas noites de sexta-feira.

A confirmar-se uma qualquer relação entre estes acontecimentos e eventuais pressões para influenciar num sentido favorável a interesses políticos e eleitorais do partido do governo, isso constituiria um factor da maior gravidade no plano da liberdade de imprensa mas também do próprio ambiente e condições do debate eleitoral.

O PCP não pode deixar de sublinhar que o quadro político e, em particular, a fase de campanha eleitoral exige de todos os órgãos de comunicação social uma linha de informação pautada por critérios de igualdade e de tratamento não discriminatório, a que o PCP se manterá atento e pelos quais se baterá.

• Cultura
  • Economia e Aparelho Produtivo