Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Surto de Ébola na República Democrática do Congo

Em Agosto de 2018, iniciou-se um surto de ébola na República Democrática do Congo. Onze meses depois, contabilizam-se mais de 1600 mortos confirmados.
O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou esta quarta-feira que o surto do vírus do ébola na República Democrática do Congo é agora uma “emergência global de saúde pública”. Nessa declaração, a OMS afirma que, apesar das recomendações feitas até à data para a necessidade de mais recursos, a comunidade internacional continua sem contribuir sustentada e adequadamente com assistência técnica, recursos humanos ou financeiros.
Em Junho deste ano, a Comissão Europeia anunciou a mobilização de 3,5 milhões de euros para responder ao surto de ébola – 2,5 milhões de euros para o Uganda e 1 milhão de euros para o Sudão do Sul.
Face à emergência global de saúde pública entretanto declarada pela OMS e face às necessidades de mais recursos humanos, financeiros e técnicos, pergunto à Comissão Europeia como e quando pretende dar resposta a esta nova situação? Que meios adicionais vai propor mobilizar para corresponder ao alerta da OMS?

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar