Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Solidariedade com o povo turco

O Partido Comunista Português condena a brutal repressão do Governo turco contra as manifestações populares que se têm realizado, durante os últimos dias, em diversas cidades da Turquia.

Manifestações populares que, tendo como ponto de partida a rejeição de medidas do Governo do AKP (Partido da Justiça e do Desenvolvimento), liderado por Erdogan, rapidamente se transformaram numa ampla expressão de repulsa pela brutal repressão policial, pela prepotência e autoritarismo deste Governo e sua política, exigindo a sua demissão.

Governo turco que tem vindo a realizar uma política de crescente limitação das liberdades e direitos, uma política que corresponde aos interesses dos grandes grupos económicos e financeiros e do imperialismo no Médio Oriente, de que é exemplo o seu activo suporte e disponibilização da utilização do território turco como base da agressão externa à Síria.

O PCP expressa a sua solidariedade para com o Partido Comunista da Turquia (TKP) e condena os ataques das forças repressivas turcas contra a sua sede em Ancara e os seus militantes.

O PCP exige o fim imediato da repressão e solidariza-se com a luta do povo, dos comunistas e de outras forças progressistas turcas em prol dos direitos e liberdades, da democracia, de profundas transformações sociais e económicas de sentido progressista, de uma política externa soberana e anti-imperialista.

• Central
  • Paz e Solidariedade