Intervenção de

Solidariedade com Aminetou Haidar

Aminetu Haidar, activista sarauí pelos direitos humanos foi detida no aeroporto de El Aaaiun no passado dia 13 de Novembro, pelas autoridades marroquinas, quando regressava de Nova Iorque, após ter sido distinguida com o “Prémio da Coragem Civil 2009”.

Aminetu Haidar encontra-se no aeroporto de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, para onde foi obrigada a embarcar, desde o dia 14 de Novembro. Está em greve de fome até que possa regressar a El Aaaiun, no Sara Ocidental, onde a sua família a aguarda. Neste momento, Aminetu encontra-se numa situação de grande fragilidade física, correndo perigo de vida.

Nas últimas semanas, têm chegado diariamente a Aminetu Haidar, vindas de todo o mundo, várias mensagens de solidariedade e de condenação deste acto das autoridades marroquinas.

Penso que também desta Assembleia deve sair esta mensagem de apoio e solidariedade a Aminetu Haidar, bem como uma clara condenação desta grave violação dos direitos humanos, da liberdade de opinião e de expressão e de desrespeito pelo direito internacional. Por isso usei da palavra.

Importa lembrar que as Nações Unidas mantêm nos territórios do Sara Ocidental uma Missão, com o objectivo de realizar o referendo para a autodeterminação do Sara Ocidental, exigindo-se o cumprimento das resoluções da ONU a este respeito.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Intervenções