Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Sobre uma estratégia europeia para os resíduos de plástico no ambiente

Os materiais plásticos são cada vez mais diversificados e a sua utilização continua a aumentar, dando origem a maiores volumes de resíduos (estima-se que haja cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos de plástico a flutuam nos Oceanos Atlântico e Pacífico) que perduram no ambiente durante séculos, matando a vida marinha, causando reacções tóxicas e libertando para os ecossistemas substancias variadas prejudiciais aos seres vivos.
Não existem dados fiáveis e comparáveis sobre produção, recolha, triagem, reciclagem, valorização e eliminação, continuando o impacto ambiental que estes resíduos têm a ser subestimado.
O relatório defende uma estratégia europeia para os resíduos de plástico no ambiente, incluindo na legislação da UE medidas especificas nesta matéria, e fazendo-se aplicar e executar de forma mais uniforme, coerente e rigorosa a legislação relativa aos resíduos já existente. Defende a reestruturação da Directiva "Embalagens e Resíduos de Embalagens", incluindo regras em matéria de concepção ecológica que permitam a recolha e a triagem de resíduos para uma reciclagem mais eficaz. Pede esforços adicionais à indústria, no sentido de facultar informações mais transparentes, que definam claramente as características dos produtos que introduz no mercado, de modo a fornecer a informação necessária aos consumidores para facilitar os processos de triagem, entre outras medidas.
Votámos favoravelmente.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu