Sobre a taxa de bonificação - Declaração de Octávio Teixeira, membro da Comissão Política do CC do PCP

O anúncio hoje feito pelo Ministro das Finanças da reposição do anterior valor da taxa de bonificação no crédito à habitação não deve merecer qualquer agradecimento.

Porque se trata apenas da tardia correcção de um erro e de uma injustiça que o Governo cometeu e teimou em manter durante meses, numa atitude de completa insensibilidade perante as acrescidas dificuldades e aflições vividas por milhares e milhares de famílias já causticadas pelas contínuas subidas das taxas de juro.

E porque o que seria exigível era que o Governo fizesse retroagir a aplicação da nova taxa de bonificação a Abril deste ano.

O que legitimamente se pode concluir deste caso, é que valeram a pena os protestos de tantos cidadãos lesados e valeu a pena a luta que, desde a primeira hora, o PCP travou contra a descida da taxa de bonificação e que incluiu a apresentação na AR de uma Resolução (propondo exactamente o que o Governo hoje decidiu) que o Grupo Parlamentar do PS antidemocraticamente não deixou debater e votar.

>
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Central

Partilhar