Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre a remodelação governamental

A remodelação governamental hoje anunciada pelo Primeiro-ministro é expressão de um profundo desgaste e descredibilização da política do Governo, cuja insustentabilidade se expressa na amplitude da luta e do protesto dos trabalhadores e das populações.

Com esta remodelação, o Governo pretende branquear as suas responsabilidades e as gravíssimas consequências da sua política, recorrendo ao mesmo truque de sempre para salvar o essencial dos seus objectivos e compromissos.

Para o PCP não é a mudança de caras, ou qualquer outra operação de cosmética, que dá resposta aos reais problemas do país, ou que disfarça o fracasso das opções do governo na sua resolução. Os verdadeiros problemas não se encontram neste ou naquele ministro mas numa política errada decorrente dos compromissos do Governo com os grandes interesses económicos e financeiros e que tem como consequências o brutal agravamento das condições de vida da esmagadora maioria da população.

Com esta remodelação não é este ou aquele ministro mas sim o Governo, a sua política e o Primeiro-ministro que sairão condenados e derrotados. O PCP reafirma que aquilo que o país precisa é de uma nova política que, em ruptura com a política de direita do Governo PS, promova uma mais justa distribuição do rendimento, a defesa da soberania e da produção nacional, mais investimento público, a defesa e valorização dos serviços públicos, um país mais justo, fraterno e solidário.

  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Central
  • Governo PS
  • remodelação governamental