Declaração de Paula Santos, Deputada do PCP à Assembleia da República, Declaração à imprensa

Sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2023

''

Quando era necessário recuperar o poder de compra perdido dos salários e das pensões; quando era necessário intervir para controlar e fixar os preços de bens essenciais e impedir a especulação e o aproveitamento por parte dos grupos económicos a pretexto das sanções e da guerra; quando era necessário reforçar serviços públicos, dinamizar o investimento público e o crescimento económico; aquilo que o Governo nos apresenta é exactamente o contrário.

Esta é uma proposta de Orçamento que o Governo mais uma vez se submete aos ditames da União Europeia, àqueles que são os critérios do EURO, e às cedências por parte dos grupos económicos. Contas certas, essas mesmo, só para os grupos económicos que são os únicos que beneficiarão das medidas propostas pelo Governo no Orçamento e fora do Orçamento.

Este é um Orçamento do Estado, a proposta apresentada pelo Governo, que não responde e que contribui para um agravamento das desigualdades.

Não é um Orçamento que dá confiança para o futuro, muito pelo contrário, é um Orçamento que compromete o futuro. Este Orçamento é também um Orçamento que conduz ao agravamento do empobrecimento ao continuar com a perda de poder de compra de salários e pensões, ao permanecer com injustiças fiscais em que os beneficiados são os grupos económicos e o capital, ao contribuir para o agravamento da situação do Serviço Nacional de Saúde, ao se desresponsabilizar na Escola Pública, mas também ao não investir naquilo que é necessário em termos de investimento público que é muito insuficiente e que não dá resposta na área da habitação, mas também na área de um conjunto de equipamentos sociais, como seja de lares e de creches, portanto é um Orçamento que efectivamente face àquela que é a realidade que vivemos no nosso País de agravamento das condições económicas e sociais, de aumento de preços de bens essenciais, de aproveitamento por parte dos grupos económicos, é um Orçamento que não dá a resposta necessária.

Da parte do PCP iremos naturalmente intervir, com propostas, com soluções concretas para dar resposta a estes problemas que afectam os trabalhadores e o povo.

• OE2023
  • Orçamento do Estado