Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Sobre as obras de qualificação do IP3

O i Itinerário Principal 3 (IP3) serve vários distritos de Portugal, sendo uma via muito importante para as populações do centro do país. Trata-se, porém, de um itinerário perigoso, com muitos acidentes, e as obras de qualificação de todo o percurso são há muito exigidas pelas populações, reivindicando requalificação e duplicação das vias, em todo o percurso, sem cobrança de portagens.

Em 2018, o governo português anunciou um investimento de 134 milhões de euros para a qualificação dessa infraestrutura. Passaram quatro anos e apenas um troço de 16 km foi intervencionado, estando os restantes 75 km - e as populações que serve - a aguardar.

Numa resposta a uma pergunta que fiz anteriormente sobre obras de requalificação do IP3 e do IC6 (E-002377/2021), foi-me dito que o IP3 faz parte da rede transeuropeia de transportes (RTE-T) global e que deverá ser melhorada. Também foi transmitido que, até ao momento, Portugal ainda não tinha informado a Comissão “sobre os planos relativos aos trabalhos de modernização ainda por realizar”.

Pergunto se a Comissão dispõe já de informações sobre os planos relativos à qualificação do IP3. Também gostaria de saber se existem constrangimentos, prazos ou condições na acessibilidade aos fundos disponíveis para esta obra fundamental para as interligações, mobilidade e desenvolvimento da região centro.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu