Nota da Comissão Executiva do Comité Central do PCP

Sobre a necessidade de serem estabelecidas relações diplomáticas com os países socialistas

1. A Comissão Executiva do Comité Central do Partido Comunista Português examinou atentamente a questão. das relações de Portugal com os países socialistas no quadro da actual situação do nosso país. Dada a importância do problema, entende necessário definir claramente a sua posição.

2. Isolar Portugal dos países socialistas, proibir e impedir todas as formas de contacto e relações entre o povo português e os povos dos países socialistas, sempre foi um dos pontos fundamentais da política fascista. Já então o Partido Comunista Português considerava que os contactos e relações com os países socialistas respondiam aos interesses do povo português, constituíam uma necessidade para o desenvolvimento económico e cultural do nosso país, Com o derrubamento do governo fascista, com as conquistas democráticas alcançadas pela aliança das massas populares com as Forças Armadas, ficaram criadas condições para a realização dessa aspiração.

3. Apesar de ainda não se encontrarem definidas as estruturas de um regime democrático, apesar de não estar ainda claro o caminho aberto para a solução do problema colonial - o Partido Comunista Português considera que chegou o momento de concretizar rapidamente as iniciativas no sentido do estabelecimento de relações diplomáticas com a URSS e os outros países socialistas.

4. O estabelecimento das relações diplomáticas permitirá o desenvolvimento de amplas relações económicas, culturais, cientificas e humanas entre Portugal e os países socialistas, relações que muito poderão contribuir, na base de reciprocidade de vantagens, para a solução de alguns dos graves problemas deixados pelo regime fascista à economia portuguesa, que darão ao povo português a possibilidade de tomar conhecimento directo de grandes realizações e experiências e que serão da maior importância para que Portugal possa realizar, no plano internacional, uma política de paz, de relações de amizade e cooperação com todos os países, de independência nacional.

>
  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Central

Partilhar