Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre o Corpo Europeu de Solidariedade

O objectivo apresentado para o Corpo Europeu de Solidariedade, é o de um suposto incentivo aos jovens mais desfavorecidos para a participarem em acções de solidariedade através, nomeadamente, do voluntariado.
Não desvalorizamos o voluntariado, como forma de aquisição de competências básicas e até mesmo integrado como um contributo para a promoção de uma efectiva solidariedade e entreajuda entre cidadãos, consolidando sentimentos de altruísmo e genuína generosidade, contribuindo para a integração social e a dissipação de sentimentos de descriminação.
Contudo o Corpo Europeu de Solidariedade e as suas características técnicas, subvertem ambos conceitos, e escancaram as portas para o uso de um dito voluntariado que contribuirão para omitir, por um lado, os elevadíssimos níveis de desemprego jovem, e para desresponsabilizar os estados na resposta a gravíssimas situações, como o sejam a crise humanitária dos refugiados. As formas assentam numa maior liberalização do mercado de trabalho e na precarização das relações laborais.
Razões pelas quais não acompanhamos este programa que promovendo o voluntariado, contribui para a substituição de necessidades de postos de trabalho permanentes, ao mesmo tempo que logra as expectativas de futuro dos jovens.
Votámos contra.

• União Europeia