Pergunta Escrita ao Conselho de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre o assassinato de palestinos pelas forças militares israelitas

No passado 24 de Março, a morte de dois jovens palestinos exército israelita em Hebron, assumiu alguma expressão mediática, pelo facto de um dos jovens ter sido ostensivamente executado por um soldado israelita, quando jazia, ferido e indefeso, no chão.

Um relatório da OLP indica a morte de 23 palestinos pelas forças militares israelitas só no mês de Março, entre as quais 5 crianças e 2 mulheres. Desde Novembro, o número de mortes de palestinos pelas forças de segurança israelita ascende a 209, entre as quais se contabiliza a morte de 47 crianças. No mesmo período foram mortos 28 israelitas. Várias instituições e meios de imprensa relatam igualmente, uma abordagem de atirar para matar por parte do exército israelita, o aumento do número de feridos com munição real ou balas de borracha (380 no mês de Março, sendo 45 crianças) e o aumento do número de detenções arbitrárias de palestinos por prisão administrativa ou em detenções militares.

Acções perpetradas em total impunidade, numa continuada postura colonialista de Israel, espezinhando o povo palestino e as suas legítimas aspirações e reivindicações.

Assim pergunto:

Já condenou publicamente esta impune escalada de violência por parte de Israel?
Que acções tem tomado com vista ao reconhecimento da Palestina como Estado Membro da ONU?

• Perguntas
  • Israel