Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre o Acordo de Parceria e Cooperação Reforçada entre a UE e a República do Cazaquistão (resolução e consentimento)

O Cazaquistão é apontado como um país importante na garantia da segurança energética da UE, uma vez que é um importante fornecedor de energia da UE. A nível comercial e económico, a UE é o principal parceiro comercial e de investimento do Cazaquistão, sendo que 80% das suas exportações para a UE são gás e petróleo.
Fica assim mais claro, no contexto em que a UE procura aprofundar o cerco à Rússia, a importância que assume o Cazaquistão, seja em termo geoestratégicos, seja em termos da garantia da segurança energética da UE. Para além da Rússia há a confrontação de interesses com a China face ao papel que este país desempenha na região da Ásia Central.
Outra evidência deste relatório, é a sobreposição dos interesses políticos, económicos e comerciais aos tão propalados valores fundamentais da UE, nomeadamente a defesa de direitos humanos, da democracia, do Estado de Direito entre outros.
O objectivo destes acordos é orientar a política de países terceiros com os interesses políticos (política externa e de segurança), económicos, comerciais e estratégicos da UE.
Votámos contra.

>
  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu

Partilhar