Declaração de voto de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Sobre o Acordo de Parceria Abrangente e Reforçado UE-Arménia (relatório)

A UE e Arménia rubricaram a 27 de Março de 2017 um Acordo de Parceria Abrangente e Reforçado integrando-se na política de consolidação da chamada «política de vizinhança» da UE, visando o domínio económico e político sobre a Arménia.
O relatório desenvolve estas intenções, referindo as exigências de reformas políticas; na condicionalidade da assistência financeira da UE à aplicação eficaz das reformas; na tentativa de alinhamento da Arménia com a política externa e de segurança da UE; no incitamento à ratificação Tribunal Penal Internacional; na defesa do aprofundamento das relações económicas e comerciais entre a UE e a Arménia.
É explicita a insistência no reforço da estratégia de afrontamento à Federação Russa. A crítica à decisão de adesão à União Económica da Eurásia é uma afronta à soberania da Arménia, para logo insistir na condicionalidade das relações, em função daquilo, por exemplo para a não supressão das barreiras pautais.
Votámos contra.

• União Europeia