Intervenção de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Situação no Haiti um ano após o terramoto

Reiteramos a nossa solidariedade com os habitantes do Haiti, vítimas do sismo de há um ano e, recentemente, da cólera.
É urgente mais auxílio, mais apoio às populações atingidas pela tragédia de há um ano e pelas doenças recentes.
Não é admissível que algumas ajudas ainda não tenham chegado. É preciso acompanhar o que se passa com as ajudas já aprovadas, designadamente da União Europeia, e olhar com toda a atenção para as acções de solidariedade exemplares de alguns países da região. Destaco o caso de Cuba, cujo governo enviou médicos e pessoal especializado que já trataram mais de 50 mil pessoas contra a cólera, o apoio financeiro da ALBA e outros apoios nas áreas da energia, da agricultura e alimentares.
É urgente tomar todas as medidas necessárias para acelerar a reconstrução rápida do Haiti e melhorar as condições de vida da sua população. Mas insistimos no respeito do princípio da soberania e da integridade territorial que a valentia e a nobreza do povo do Haiti merecem.

• União Europeia
  • Intervenções