Pergunta ao Governo N.º 497/XI/2

Situação dos trabalhadores da “Kosancrisplant Serviços, SA” em serviço na Galp, Concelho de Sines (Distrito de Setúbal)

Tomámos conhecimento de que os trabalhadores que, em Sines, ocupando postos de trabalho da Galp, enchem e carregam garrafas de Gás butano e recebem o seu salário através do empreiteiro “Kosancrisplant Serviços, SA” foram vítimas da arbitrariedade, ganância e intolerância patronal, que lhes retirou entre 150 e 250 euros do seu salário mensal, pelo facto de terem tido a coragem de exercer o direito de se reunirem em plenário durante o horário de trabalho.
Estes trabalhadores, cansados de tantas ilegalidades patronais e do poder arbitrário do responsável da Galp no local - que, não estando na posição de entidade patronal, comporta-se como tal - entenderam exercer o legal direito de reunir no local de trabalho com a participação do dirigente do seu sindicato.
Os plenários foram marcados através de abaixo-assinado e entregues à entidade patronal dentro dos prazos legalmente estabelecidos, para os dias 17 (entre as 8.00 e as 10.00 horas) e 29 de Setembro (entre as 8.00 e as 12.00 horas). A entidade patronal, de forma injustificada e numa clara violação do artigo 129.º do Código do Trabalho, obstou à prestação efectiva do trabalho até ao termo do horário de trabalho, o que obrigou ao pedido de intervenção da ACT de Beja, que até ao momento nada terá feito segundo a informação que nos foi transmitida.

Assim, ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, perguntamos ao Governo, através do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social:

1. Que conhecimento e que intervenção tem tido o Governo no acompanhamento a esta situação dos trabalhadores da “Kosancrisplant Serviços, SA” em serviço na Galp?
2. Que medidas serão desenvolvidas pelo Governo no sentido da resolução do problema, assegurando a defesa dos direitos de quem trabalha na empresa?

• Trabalhadores
  • Perguntas ao Governo