Intervenção de

Situação social no distrito do Porto - Intervenção de Jorge Machado na AR

Realização de audições públicas com várias entidades sobre a situação social no distrito do Porto

 

Sr. Presidente,
Sr. Deputado Renato Sampaio,

Alguns dados frios mostram bem a realidade que se vive no distrito do Porto.

De acordo com o INE, 9,5% é a taxa de desemprego no distrito do Porto, a mais elevada a nível nacional.

Se analisarmos os dados relativos ao rendimento social de inserção, perceberemos facilmente quanto este

Governo PS penalizou o distrito do Porto e aí provocou exclusão e pobreza, relativamente ao que se verifica que os números dispararam, registando-se um aumento de 40%, na vigência do actual Governo do PS.

O Sr. Deputado fez várias referências a IPSS, mas estas vivem «com a corda ao pescoço». Porquê?

Porque o PS tem vindo a retirar financiamentos a estas instituições.

O Sr. Deputado fez uma análise da situação social no distrito do Porto. É verdade que é preocupante, mas o PS é o principal responsável pelo agravamento da situação social que se vive no distrito.

Se se reparar na previsão de investimentos em sede de PIDDAC e na pouca vergonha que é o PIDDAC para o distrito do Porto, com significativas reduções, ano após ano, percebe-se que a vontade do Partido Socialista não é mudar o ciclo de desenvolvimento, não é apostar no desenvolvimento, dando um contributo a nível do PIDDAC para que se altere a actual realidade socioeconómica. Não, Sr. Deputado! O Governo tem apostado, em termos do PIDDAC, na redução do investimento público, que é fundamental para haver desenvolvimento no distrito. Tal aconteceu graças ao seu Governo.

Portanto, Sr. Deputado, pode vir aqui com muitos e redondos discursos sobre a pobreza e a exclusão social, dizendo que vai apontar um conjunto de medidas a tomar. Sabe qual é a primeira medida de que carece o distrito do Porto? É da mudança do Governo, da mudança de política, de uma vez por todas.

Só assim é que iremos inverter o ciclo de políticas económicas que tem conduzido o distrito à miséria social.

Os Srs. Deputados que são eleitos pelo distrito do Porto deviam corar de vergonha pelo desemprego que ali reina e pelas consequências sociais que o mesmo tem sobre a sua população.

 

  • Trabalhadores
  • Assembleia da República
  • Intervenções