Sistema de tributação das empresas mais equitativo na UE

A fraude a evasão fiscal cresce na razão directa do processo de liberalização das economia e da globalização. Nesta medida, a fraude e a evasão fiscal são descendentes directos deste processo de integração europeia baseado na livre circulação dos capitais e da total supremacia dos grandes grupos económicos e financeiros.
Perante a indignação crescente dos cidadãos, a Comissão sente-se na obrigação de tomar medidas. Propõe mais do mesmo, a base tributável harmonizada, a elaboração de uma lista de paraísos fiscais, e princípios vagos visando evitar a deslocalização de lucros para paraísos fiscais.
O que este processo nos indica é que a fuga aos impostos com a cumplicidade dos governos representa uma prática generalizada dentro da União Europeia e não fora. São portanto os governos da generalidade dos países da UE, cujos partidos estão aqui presentes nesta Assembleia, os grandes responsáveis por este escândalo.
Pela nossa parte não alimentamos nenhuma ilusão. A saída está no fim da supremacia do poder económico sobre o poder político. Só o controlo público sobre os sectores básicos das nossas economias, com destaque para o sistema financeiro, poderá quebrar este ciclo de dependência e de submissão.

• União Europeia
  • Intervenções