Intervenção de

O sismo que atingiu o Haiti

 

Voto de pesar pelas vítimas do sismo que atingiu o Haiti

Sr. Presidente,
Srs. Deputados:

Em nome do Grupo Parlamentar do PCP, expressamos o mais profundo pesar e a mais viva solidariedade para com o povo haitiano, que se tem confrontado com as consequências dramáticas deste verdadeiro pesadelo que está a ser vivido desde que ocorreu o abalo sísmico naquele país.

Não poderíamos deixar de subscrever este voto de pesar (voto n.º 18/XI-1.ª) e de sublinhar a importância e a urgência de uma grande mobilização para uma resposta solidária, pronta e eficaz, de todas as origens e sob todas as formas, para fazer face a este terrível drama humanitário. A situação é, aliás, tanto mais grave quanto se sabe que o Haiti e o seu povo têm sido marcados, desde há muitos anos, por uma situação de extrema pobreza e de uma enorme vulnerabilidade, revelando-se, também aqui, a clamorosa injustiça, exploração e desigualdade que esta ordem mundial imperialista tem vindo a criar e a agravar.

Queremos também expressar uma saudação àqueles que têm estado a intervir no terreno, em vários terrenos, em solidariedade activa para com o povo haitiano, vítima desta tragédia, e sublinhar a necessidade fundamental de se garantirem, de facto, o espaço, os meios, a responsabilidade e o respeito pelas Nações Unidas e pelo seu dispositivo de resposta e intervenção humanitária, necessidade que é, aliás, tanto mais actual e premente quanto se verifica que já há situações preocupantes de aproveitamento, de imposição e até de ocupação por forças militares estrangeiras naquele território.

Nesse sentido, Sr. Presidente, não queremos deixar de manifestar este alerta e esta preocupação, não esquecendo o essencial, que é, de facto, a solidariedade para com o povo do Haiti.

  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Assembleia da República
  • Intervenções