Intervenção de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Serviços Sociais de Interesse Geral

Gostaria de começar por sublinhar a importância da generalidade dos serviços públicos, incluindo os serviços sociais de interesse geral, sem os quais não há Europa Social nem inclusão social.

Por isso, solicitamos a necessidade de alterar as políticas de liberalizações, para passar a promover uma verdadeira política de progresso social que garanta o acesso universal a serviços públicos de qualidade, dando especial atenção a grupos desfavorecidos, mas que garanta o acesso universal a todas as pessoas independentemente das suas condições económicas.

Daí considerarmos que se deveria parar com as liberalizações e proceder a uma avaliação urgente das consequências sociais e na vida das populações de liberalizações em sectores fundamentais para o progresso social, tais como em áreas dos transportes, energia, água, correios, telecomunicações, saúde, educação e protecção social. Esse é o desafio que lhe colocamos, Senhora Comissária.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Intervenções