Saudação do Comité Central do Partido Comunista Português ao XIV Congresso da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN)

A realização do XIV Congresso no ano em que a CGTP-IN assinala o seu 50º aniversário dá-lhe uma singularidade histórica acrescida.

O Comité Central do Partido Comunista Português saúda neste Congresso o grande colectivo, os seus órgãos de direcção, os milhares de dirigentes, as dezenas de milhares de delegados sindicais e activistas e através deles os trabalhadores e a sua luta.

O Comité Central do Partido Comunista Português saúda aqueles que ao longo de meio século assumiram responsabilidades e aqueles que agora as assumem, num processo de renovação em que gerações de dirigentes e activistas se sucedem, prosseguindo e dinamizando o trabalho para a unidade, organização e luta dos trabalhadores.

A CGTP-IN construção dos trabalhadores portugueses, continuadora das melhores tradições do movimento operário, formada nos tempos de resistência ao fascismo, com um papel essencial na Revolução de Abril e na defesa das suas conquistas, corporiza um projecto sindical único, unitário, de classe, democrático, independente, de massas e solidário.

Nos tempos mais recentes sublinha-se o seu papel no combate ao pacto de agressão contra os trabalhadores e o povo subscrito por PS, PSD e CDS, na derrota do Governo PSD/CDS, na defesa, reposição e conquista de direitos no quadro da nova fase da vida política nacional.

Na sua acção de sempre, a CGTP-IN assume-se como a mais firme e consequente estrutura de defesa dos interesses, direitos e aspirações dos trabalhadores portugueses, na defesa de melhores salários, horários dignos, de melhores condições de trabalho, de luta contra a precariedade e em defesa da contratação colectiva, na exigência da revogação das normas gravosas da legislação laboral, no combate à exploração.

Numa situação marcada pela ofensiva do grande capital e do imperialismo é particularmente importante a posição de solidariedade internacionalista da CGTP-IN. Numa situação em que o grande capital, ao mesmo tempo que aproveita as opções de classe do Governo PS a seu favor, desenvolve uma intensa acção para promover caminhos revanchistas e reaccionários que significam o agravamento brutal da exploração, o empobrecimento, o comprometimento da democracia e da soberania nacional, a CGTP-IN e o movimento sindical unitário que agrega, assumem uma posição essencial na luta que continua pela defesa dos interesses de classe dos trabalhadores, por uma alternativa patriótica e de esquerda que se insere na construção de uma democracia política, económica, social e cultural, afirmando os valores de Abril no futuro de Portugal.

Enfrentando campanhas e a acção divisionista, segue firme o seu caminho, sempre com os trabalhadores, sempre pelos trabalhadores.

A CGTP-IN, a grande central sindical dos trabalhadores portugueses, reafirma-se nos tempos actuais como essencial na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores indissociável do processo de emancipação social, da construção duma sociedade sem classes, da superação revolucionária do capitalismo, pelo socialismo.

Viva o XIV Congresso
Viva a CGTP-IN
Vivam os trabalhadores portugueses
Vivam os trabalhadores de todos os países do mundo

>
  • Trabalhadores
  • Central

Partilhar