Comunicado do Gabinete de Imprensa da CDU

RTP favorece candidatos autárquicos do PS e do PSD

A CDU chama a atenção para que as reportagens em directo transmitidas na passada sexta-feira pelo Telejornal da RTP/1 (e pelo «Jornal 2» da RTP/2) da apresentação dos candidatos do PS e do PSD à Presidência da Câmara Municipal de Almada, representando um invulgar privilégio de tratamento televisivo, constituem um ostensivo favorecimento do PS e do PSD na sua competição eleitoral com a CDU.

Com efeito, basta referir que até agora a CDU já promoveu mais de uma centena de actos públicos de apresentação de cabeças-de-lista a Câmaras Municipais (alguns dos quais se candidatam pela primeira vez) e nenhum deles amais foi objecto de qualquer reportagem em directo por parte da RTP.

Basta referir também que o acto de apresentação da candidatura de Maria Emília de Sousa e outras importantes iniciativas da candidatura da CDU no concelho de Almada foram completamente ignorados pela RTP.

E finalmente basta referir que o «directo» à apresentação da candidatura do PS à Câmara de Almada teve uma duração total de quase quatro minutos e meio enquanto a iniciativa da CDU de apresentação de propostas para a Área Metropolitana de Lisboa, e que contou com a participação do Secretário-Geral do PCP foi «despachada», na passada quinta-feira, pelo Telejornal da RTP/1 com «síntese» de 17 segundos com voz «off» !.

Protestando vivamente contra estes e outros procedimentos discriminatórios e ofensivos do pluralismo usados pela RTP, a CDU afirma a sua firme disposição de os denunciar publicamente e de os combater por todos os meios políticos, legais e institucionais ao seu alcance.

>
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Central
  • CDU
  • Eleições Autárquicas
  • RTP