Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Rotulagem do vinho

Cada vinho, mesmo aqueles que vêm do mesmo produtor é único. O vinho não é o resultado de um processo de fabricação fixa, definida por um produtor e reproduzido ano para ano. O vinho é um produto agrícola, sujeito a caprichos do tempo, que evolui ao longo do processo de produção.

No quadro da Estratégia Europeia em matéria de álcool, recentemente aprovada no PE exorta-se a Comissão a apresentar um relatório para avaliar se as bebidas alcoólicas devem, no futuro, ser abrangidas pelo requisito em matéria de fornecimento de informações referentes aos ingredientes e ao conteúdo nutricional, realçando a necessidade de indicar nitidamente no rótulo o teor calórico das bebidas alcoólicas e solicita à Comissão que apresente a proposta legislativa correspondente, o mais tardar até 2016;

Pergunto à Comissão Europeia se tem presente estas especificidade do vinho para o qual já existem disposições relativas à rotulagem abrangente de acordo com a legislação específica do sector. Pergunto também se tem em conta custos adicionais desta rotulagem nutricional para um sector que é em grande parte composta de micro, pequenas e médias empresas.

>
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu